Enquanto tropas russas avançam na Ucrânia, Putin desembarca na China, no esforço conjunto de enfraquecer os Estados Unidos
Quinta 16/05/24 - 7h17O presidente russo, Vladimir Putin, chegou a Pequim para uma visita de Estado de dois dias, visando fortalecer os laços com o líder chinês Xi Jinping.
É a primeira viagem de Putin ao exterior desde que iniciou um novo mandato como presidente da Rússia na semana passada, sinalizando o aprofundamento das relações entre Rússia e China frente às críticas do Ocidente.
Putin desembarcou na capital chinesa pouco depois do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciar a interrupção de suas viagens internacionais devido aos avanços russos na região nordeste de Kharkiv.
Putin e Xi devem discutir a guerra na Ucrânia e o conflito em Gaza, além de expandir os laços comerciais, de segurança e de energia.
Putin elogiou a "parceria estratégica sem precedentes" entre os países e destacou a intenção de fortalecer a coordenação da política externa e a cooperação em setores de alta tecnologia e energia renovável.
China têm fortalecido seus laços diplomáticos, comerciais e de segurança, buscando reformular a ordem mundial, que consideram dominada pelos Estados Unidos.
***
✅ Clique para seguir o canal da 98FM/montesclaros.com no WhatsApp👇🏻
Acesse aqui