Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 28 de março de 2024

Homem de 49 anos teve zika, dengue e chikungunya ao mesmo tempo, a coinfecção

Sexta 05/02/16 - 11h

Infectologistas colombianos registraram pela 1ª vez a ocorrência simultânea de dengue, chikungunya e zika em uma mesma pessoa. É o 1º caso relatado de coinfecção por 3 dos vírus transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti.
MANCHAS
O paciente é um homem de 49 anos não identificado, que viajava constantemente para diversas regiões da Colômbia, e provavelmente foi exposto aos diferentes vírus em diferentes áreas. Os médicos afirmam que, apesar de se tratar de um caso altamente preocupante, o paciente foi medicado para controlar os sintomas e passa bem. O homem buscou o hospital após ter passado 4 dias com febre de 38°C, conjuntivite e manchas avermelhadas nas costas e nos braços.
COINFECÇÃO
Após ser submetidos a exames de anticorpos para detectar os 3 vírus, todos resultaram positivos. Além dos sintomas, os médicos notaram avermelhamento dos gânglios linfáticos e inchaço nas pernas, mas o paciente não precisou ser internado. Os pesquisadores afirmam que é preciso ficar atento para a coinfecção daqui para a frente em áreas como Brasil e Colômbia, onde circulam 3 dos 4 vírus mais patogênicos transmitidos pelo Aedes aegypti. O 4º vírus, o da febre amarela, está sob controle na região por campanhas de vacinação.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais