Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quarta-feira, 24 de abril de 2024

19% dos futuros professores no Brasil têm desempenho ruim, conclui levantamento do Inep

Segunda 28/11/16 - 8h

Levantamento do Inep, divulgado hoje pelo jornal "Folha de São Paulo, revela que 19,1% dos candidatos do Enem 2014 que ingressaram no curso de pedagogia no ano seguinte não conseguiriam sequer um certificado de ensino médio com a nota do exame. Tiraram até 450 pontos, considerando-se a média aritmética das 4 provas objetivas e da redação. A proporção de calouros com desempenho ruim em pedagogia é bem maior do que a média.
PONTA
Em outros processos seletivos, como o da USP, cursos de pedagogia também têm mais alunos com notas abaixo da média geral, o que vai na contramão do que ocorre nos locais com ensino de ponta. Na Finlândia e na Coreia do Sul, alunos de cursos de formação de professores são selecionados entre os melhores.
EXPLICAÇÕES
Para especialistas, há 2 explicações para a situação. A principal delas é a falta de atratividade da carreira. O salário é um fator chave - um professor ganha 39% a menos que outros profissionais com nível superior. “Mas a remuneração não é o único fator”, diz a presidente da ONG Todos pela Educação. Pesam as condições de trabalho e o desprestígio da carreira. "Os governos precisam agir, mas a sociedade também cobra pouco."

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais